​Cuidados com o seu filhote

A chegada de um cãozinho na família sempre é muito esperada, porém alguns cuidados são importantes:

01

Apresente a casa ao seu novo integrante!

Apresente em especial o seu espaço (local do xixi, da água, da comida e da caminha). Não esqueça que cães de companhia adoram ficar próximos aos seus donos, então é fundamental que o espaço não fique um ambiente isolado do restante da casa.

02

Filhotes têm muita energia!

Além disso, os filhotes gostam muito de brincar, portanto deixe sempre brinquedos e ossinhos ao seu alcance.

03

Eles adoram passear!

Porém o seu filhote só poderá passear na rua, tomar banho em pet ou ser exposto a lugares de possível contágio de doenças após a terceira dose de vacina importada, mais 21 dias. Além disso, evite passear em horários muito quentes.
 

04

Nunca deixe o seu filhote em lugares altos!

Nunca deixe seu filhote em lugares como sofá e cama, pois eles podem cair e se machucar. 

05

Não esqueça de manter o seu filhote desverminado e com um bom anti-pulgas e carrapaticida.

​Consulte o criador ou o veterinário sobre os melhores produtos para o seu amiguinho

06

Dê banhos e escove o seu cãozinho regularmente!

​Banho semanal, mas é importante que a escovação seja diária, principalmente se você manter o pêlo comprido. Faça deste momento um espaço de carinho e distração, o cão vai adorar. Lembre-se que uma tosa higiênica vai ajudar a manter seu cãozinho limpinho e cheiroso, bem como não se esqueça de limpar os ouvidos e de pedir a um profissional com experiência para cortar as unhas.

07

Cães de pêlo longo sentem muito calor!

​Evite passeios quando estiver muito abafado e/ou com o sol muito quente. Além disso, mantenha o seu amiguinho bem hidratado dando muita água.

08

Cuide a alimentação!

A ração é fundamental para a saúde e desenvolvimento do seu cãozinho, por isso escolha com cuidado, rações específicas para filhotes. Os cães normalmente gostam de ossos, por isso dê a eles ossinhos de pets que, além de divertidos previnem o tártaro.  Nunca dê outro tipo de osso ao seu bichinho, pois estes podem parar na garganta e provocar outros problemas graves.

09

Todo cão precisa de um acompanhamento com veterinário!

​Procure um veterinário de sua confiança e, de preferência, com boas indicações.

10

As crianças adoram filhotes, mas é necessário orientações!

​Orientar as crianças em relação aos filhotes é muito importante, pois eles não são brinquedos. Aproveite esta oportunidade para estimular a responsabilidade e o amor à natureza e aos animais.