Cuidados com o seu filhote
A chegada de um cãozinho na família sempre é muito esperada, porém alguns cuidados são importantes:
01
Apresente a casa ao seu novo integrante!
Apresente em especial o seu espaço (local do xixi, da água, da comida e da caminha). Não esqueça que cães de companhia adoram ficar próximos aos seus donos, então é fundamental que o espaço não fique um ambiente isolado do restante da casa.
02
Filhotes têm muita energia!
Além disso, os filhotes gostam muito de brincar, portanto deixe sempre brinquedos e ossinhos ao seu alcance.
03
Eles adoram passear!
Porém o seu filhote só poderá passear na rua, tomar banho em pet ou ser exposto a lugares de possível contágio de doenças após a terceira dose de vacina importada, mais 21 dias. Além disso, evite passear em horários muito quentes.
04
Nunca deixe o seu filhote em lugares altos!
Nunca deixe seu filhote em lugares como sofá e cama, pois eles podem cair e se machucar.
05
Não esqueça de manter o seu filhote desverminado e com um bom anti-pulgas e carrapaticida.
Consulte o criador ou o veterinário sobre os melhores produtos para o seu amiguinho.
06
Dê banhos e escove o seu cãozinho regularmente!
Banho semanal, mas é importante que a escovação seja diária, principalmente se você manter o pêlo comprido. Faça deste momento um espaço de carinho e distração, o cão vai adorar. Lembre-se que uma tosa higiênica vai ajudar a manter seu cãozinho limpinho e cheiroso, bem como não se esqueça de limpar os ouvidos e de pedir a um profissional com experiência para cortar as unhas.
07
Cães de pêlo longo sentem muito calor!
Evite passeios quando estiver muito abafado e/ou com o sol muito quente. Além disso, mantenha o seu amiguinho bem hidratado dando muita água.
08
Cuide a alimentação!
A ração é fundamental para a saúde e desenvolvimento do seu cãozinho, por isso escolha com cuidado, rações específicas para filhotes. Os cães normalmente gostam de ossos, por isso dê a eles ossinhos de pets que, além de divertidos previnem o tártaro. Nunca dê outro tipo de osso ao seu bichinho, pois estes podem parar na garganta e provocar outros problemas graves.
09
Todo cão precisa de um acompanhamento com veterinário!
Procure um veterinário de sua confiança e, de preferência, com boas indicações.
10
As crianças adoram filhotes, mas é necessário orientações!
Orientar as crianças em relação aos filhotes é muito importante, pois eles não são brinquedos. Aproveite esta oportunidade para estimular a responsabilidade e o amor à natureza e aos animais.