​Shih Tzu 

Características do Shih Tzu

 

A altura de um Shih Tzu é de aproximadamente 20 a 28 cm, pesando em média 4,5kg.

O Shih Tzu é um ótimo cão de companhia, pois possui uma personalidade cativante. Conhecido por seu caráter afetuoso, amigável, brincalhão, paciente, sem sinais de agressividade, é ideal para a companhia de criança e outros cães. Muitos criadores dizem que é o típico cão “bom de colo”, pois adora estar na companhia dos donos. Além disso, é um cão que gosta de todos os tipos de pessoas, de todas as idades.

Esta raça se adapta facilmente em apartamentos, sendo uma raça interessante para quem trabalha ou tem uma vida agitada. É claro que todo animal precisa de atenção diária, e não gostam de solidão, entretanto existem raças que se adaptam melhor a rotinas mais “corridas”.

Os cães desta raça não costumam latir com frequência, sendo um cão silencioso, o que contribui para ser um ótimo companheiro para caminhadas e passeios de carro.

Por possuir uma personalidade forte, os donos destes cães precisam ser firmes e pacientes durante o adestramento. Entretanto nunca seja agressivo com o seu cãozinho. É ideal que o adestramento de obediência seja iniciado assim que o seu novo amiguinho chegar em casa, pois, assim como outras raças, um Shih Tzu mal acostumado desde a infância terá forte tendência a ser um cachorro muito mimado quando adulto.

Não há diferenças entre machos e fêmeas, e é importante salientar que os machos, quando castrados em tempo, não costumam levantar a patinha para ir ao banheiro e viram eternos bebês. Adoram deitar perto ao dono, principalmente em pisos frios, e bebem muita água, porque sentem muito calor devido aos pelos.

Apesar de muitas pessoas encontrarem semelhanças entre os cães da raça Lhasa Apso e Shih Tzu, eles são bem diferentes! O Shih Tzu é menor, possui um focinho mais curto e não são tão independentes em relação ao Lhasa Apso. Além disso, o Shih Tzu se adapta melhor a pessoas estranhas. Já o Lhasa Apso é uma raça mais independente e não gosta de estranhos.

É importante mencionar que o comportamento do Shih Tzu pode mudar de acordo com a personalidade do dono e o modo que ele foi adestrado. Cães são animais, que mesmo sendo da mesma raça, podem apresentar personalidades distintas. Converse melhor com o criador para saber mais informações em relação ao temperamento, assim surpresas poderão ser evitadas.

 

​Lulu da Pomerânia 

Características

Em construção!